A Fábrica Cerâmica de Valadares, S.A. (FCV), está localizada na vila de Valadares, no concelho de Vila Nova de Gaia. Ocupa uma área total de 176.000m2, sendo 72.000m2 de construção, emprega actualmente cerca de 421 pessoas e foi fundada em 25 de Abril de 1921.
Ao longo da sua existência a “Valadares” dedicou-se sempre à produção de artigos cerâmicos, tendo-se iniciado com o fabrico de tijolo e telha, passando mais tarde a fabricar peças de grés cerâmico, louça decorativa, azulejos, mosaico, louça sanitária e acessórios cerâmicos para quarto de banho. Na década de 90, em resultado das mudanças verificadas no mercado e com a tendência mundial para a especialização dos produtores, foi tomada a decisão de centralizar todos os esforços, investimentos e conhecimentos adquiridos até aí na produção exclusiva de louça sanitária e acessórios cerâmicos para quartos de banho.
Para reforçar todo este empenho, está certificada desde Julho de 1999, de acordo com a série de Normas ISO 9000 (Modelo de gestão da qualidade na produção, instalação e assistência após-venda), pela APCER e foi a primeira empresa de sanitário na Europa, certificada pela série de Normas ISO 14000 (Sistemas de Gestão Ambiental), tendo obtido esta certificação em Abril de 2001. Recentemente (Junho/2006) integrou os dois sistemas num único passando a dispor de um Sistema de Gestão Integrada de Qualidade e Ambiente.
De então para cá, a FCV centrou a sua actividade na concepção e produção de artigos sanitários de elevada qualidade, apostando na sua capacidade de inovação e experiência tecnológica em cerâmica, para atingir uma postura de liderança no mercado.
Características, Produtos, Mercadorias, Serviços e Mercados
A Cerâmica de Valadares produz louça sanitária, em exclusivo, desde a década de 90. Ao longo destes anos tem procurado estabelecer parcerias com os fornecedores quer de matérias primas quer de mercadorias de forma a manter com estes relações de partilha de responsabilidades e benefícios. A especificidade do nosso produto no que respeita à absorção de água (normalizada internacionalmente a < 0,5%), resistência mecânica e fendilhagem, obriga a uma atenção constante para a utilização de matérias-primas de qualidade superior. Assim, pela ausência em Portugal de produtos convenientes, importamos de Inglaterra e França parte daquelas, sem prejuízo da utilização das nacionais nos casos em que isso é possível.
No que às mercadorias diz respeito, temos de as dividir em duas categorias: materiais complementares de casa de banho (torneiras, mecanismos, tampos, banheiras, materiais para deficientes, etc) e materiais cerâmicos em grês (lavatórios, bases de chuveiro, lava roupas, etc). Na primeira categoria, e à semelhança do que se passa com as matérias primas, a relação estabelecida com os fornecedores é de parceria desenvolvendo-se, na maioria dos casos, produtos exclusivos de marca VALADARES.
Quanto aos materiais cerâmicos, dado o crescente interesse do mercado por produtos inovadores, diferentes e de alguma forma associados a práticas "verdes" (em especial no caso do Norte da Europa para onde exportamos), a FCV decidiu investir parte do seu know-how no desenvolvimento de produtos de design em grés.
Desta forma surgiu uma nova Pasta (Gresanit) com características únicas do ponto de vista da qualidade e fiabilidade que permite abrir novos mercados e fundamentalmente disponibilizar uma alternativa simultaneamente segura do ponto de vista de utilização do produto e com o tão procurado design.
Fonte: http://www.valadares.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário